sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Projeto Pedagógico



Tema: Investindo na solidariedade

Justificativa:
Diante dos conflitos nos dias atuais pretendemos trabalhar com os nossos alunos a conscientização de atitudes para com o próximo, enfocando a ação solidária, o respeito mútuo e a dignidade, pois a solidariedade é um valor moral e ético que necessita ser exercitado e estimulado desde a infância. Para tanto é necessário executar com consciência ações não só de doações materiais bem como compreensão das dificuldades e limitações dos seus semelhantes, traçando um paralelo entre paz e a solidariedade.

Objetivos:
Conscientizar os educando da importância da ajuda ao próximo, buscando promover atitudes coletivas e individuais dentro do nosso contexto através de ações sociais fermentando assim a reflexão sobre as necessidades que muitos brasileiros enfrentam com a desigualdade social e cultural.
Promover ainda a interação entre os alunos, estimulando a reflexão do verdadeiro papel social do cidadão, reforçando a vontade de partilhar e contribuir para amenizar problemas de outrem.
Estimular os alunos na valorização do que é lhe oferecido comparando que muitos não têm esta oportunidade.

Desenvolvimento:
Português – construção de textos, leituras informativas, mensagens, pesquisas entrevistas.
Matemática – Construção e resolução de situações problemas, cálculos, gráficos, tabelas.
História – Problemas sociais (abandono, desemprego, falta de moradia, falta de alimentação, violência, etc.).
Geografia – Locais onde a incidência dos problemas sociais que acontece em maior número e suas causas e conseqüências. O desperdício de alimentos e água.
Artes – Murais informativos, confecções de cartazes, banners.
Ciências – Meio ambiente, alimentação, higiene e tratamento do lixo.

Recursos: Revistas, jornais, internet, Papel metro, lápis de cor, dicionário, mapas, dvd, tv, rádio, etc.

Avaliação: campanhas: arrecadação de roupas, cobertores, alimentos, água, produtos de higiene e limpeza, briquedos e etc.

Nenhum comentário: