quarta-feira, 30 de julho de 2008

Brinquedoteca


A Brinquedoteca é um espaço dedicado a crianças de todas as idades onde são utilizados artifícios que evidenciam a importância do brincar e das atividades lúdicas na infância.
A criação de uma brinquedoteca pode ter objetivos sociais, de lazer, educacionais, terapêuticos, entre outros, e a implantação desses espaços depende principalmente do foco de atuação e de qual é o alvo que se quer atingir.
Além disso, é de extrema importância a capacitação e a formação continuada do profissional que atua nesta área para que ele possa contribuir positivamente com o desenvolvimento da criança. Para isso, é necessário que o trabalho deste educador seja acompanhado, monitorado e avaliado sistematicamente.

Para Quem e Para Quê

Para entender mais claramente o “Para Quem e Para Quê”, podemos analisar uma brinquedoteca instalada em uma escola.

Destinada às crianças (Para Quem), esta brinquedoteca pode ter como objetivo principal levar mais conhecimento aos alunos e trazer para o dia-a-dia temas importantes da rica cultura popular do Brasil (Para Quê).

Este entrelaçamento de Educação e Cultura contribui para a formação de um acervo de brinquedos construídos pelas mãos dos próprios alunos e que, de uma forma ou outra, irão apontar caminhos que levem a criança a descobrir sua identidade pessoal e coletiva, além de aproximar diferenças físicas, sociais, econômicas e culturais.

Um outro exemplo prático de como definir o objetivo e o perfil da criança que será atendida são as brinquedotecas instaladas em hospitais. A intenção é reduzir o tempo de internação das crianças introduzindo neste ambiente, geralmente frio e símbolo de uma fase ruim, brincadeiras e atividades educativas que ocupem seu tempo de uma maneira divertida e menos traumática.
Além de possibilitar o resgate da criatividade, as brinquedotecas favorecem o crescimento do ponto de vista físico-motor, sócio-emocional e cognitivo das crianças que por ali passam.

Como é

Basicamente os trabalhos realizados nessas oficinas de criação estão ligados ao desenvolvimento de atividades lúdicas que convidem as crianças a explorar, sentir e experimentar tudo o que está a sua volta. É nesse momento que a criança se desenvolve, resolve problemas, descobre o mundo, supera desafios e aprende a viver em grupo.

Não esquecer, a montagem de uma brinquedoteca exige:
  • um planejamento adequado do espaço;
    objetivo claro;
    a presença de um profissional competente e preparado para o desempenho dessa função.
    Sem essas condições, não se pode garantir um trabalho de boa qualidade.

fonte: http://www.artesanatonaescola.com.br/

3 comentários:

Cíntia Maciel - SusPIRANDO Poesia disse...

OLÁ !
PASSEANDO PELA NET ENCONTREI SEU BLOG ...
É ENCANTADOR !
ADOREI ....
ESPERO SUA VISITA, OK!
BJOS MIL

CÍNTIA MACIEL

Arca da Garotada disse...

OLÁ! NAVEGANDO ENCONTREI SEU BLOG E APAIXONEI POR ESSA BRINQUEDOTECA.
ALIÁS SEU BLOG É MUITO FOFO.
AMEI....

BJS

CLYCIA

Silvia Rossine disse...

Oi! Adorei seu lindo cantinho, gostaria de repassar para o seu blog dois presentinhos. Passe em Sily..L@ndia para pegá-los ok!Com carinho
www.silylandia.blogspot.com

Silvia